DeTUDO...MUITO
this site the web

As mãos de minha mãe

As mãos da minha mãe me dizem hoje tantas coisas que antes eu não via. Dizem-me pelos nós dos dedos que teve muita massa de pão de queijo enrolada de madrugada para vender cedo. Dizem-me que apertaram demais as do papai quando ele tinha dor...ou quando sentia a vida se esvair em sofrimento pelas privações sofridas.
Dizem-me que rezaram demais para agradecer a comida que não faltou e para pedir que os olhos agüentassem mais umas noites no computador para se formar, e até para nos esperar chegar...Elas me contam, na magreza de seus dedos que fizeram força para costurar bolsas e sapatilhas e para carregar o saco de arroz comprado com essa força...
Sussurram-me que seguraram o papai para dar força pois ele também tinha uma força grande que tinha que ser direcionada para a faculdade...e foi...Suas unhas, duras e retas me fazem desconfiar que até elas participam da confissão silenciosa da retidão de seu caráter e da sua obstinação não em vencer mas em ser ...ser mãe, profissional, amada e amante, avó, sogra e uma das pessoas mais honestas e justas que conheci.
Junto com o papai, são pessoas que nunca serei mas me consola saber que foi dessas pessoas que eu vim, dessa pureza de sentimento, dessa honestidade, dessa grandeza de coração que só os pais tem quando os filhos já voaram e pousam no muro de casa de vez em quando pedindo abrigo.
As mãos da minha mãe parecem que sabem aonde ir e exatamente aonde tocar. As minhas esbarram em várias decisões e deixam digitais em quase tudo o que passa por mim. As mãos da minha mãezinha me dão força, tiradas de sua reserva pois por vezes ela também está sem forças...coitadinha de minha mãezinha, que nos carrega a todos e faz de conta que a gente é que se vira.
Foi a mão da mamãe que colocou R$5.00 na minha carteira porque sabia que não tínhamos dinheiro para o pão. E foi ela que deixou a carne na nossa geladeira porque sabia que ainda não havia salário em casa...
E quando comparei as minhas mãos com as de mamãe foi que fiquei curiosa; pois isso tudo que as mãos de mamãe me dizem confere com o que ela é...mas as minhas são gordinhas, com unhas fracas e redondas, que se quebram facilmente...não tem linhas a serem escritas, nem nada heróico para contar.Sem grandes feitos, minhas mãos são pequenas...mas cabem nas mãos da minha mamãe.

2 comentários:

maclainy disse...

LINDO!!

Carolina disse...

PERFECT!!!

Postar um comentário

 

W3C Validations

Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Morbi dapibus dolor sit amet metus suscipit iaculis. Quisque at nulla eu elit adipiscing tempor.

Usage Policies